Respostas
Além dos problemas de segurança associados com a preparação e aplicação de Agrotóxicos, existem vários problemas importantes relacionados com a utilização de agrotóxicos, que deve ser entendido por cada aplicador. Esses problemas incluem deriva de agrotóxicos, resíduos de agrotóxicos, fitotoxicidade, a destruição de espécies benéficas de animais e plantas, a resistência de pragas a agrotóxicos e da poluição ambiental. Há muitas maneiras em que estes efeitos indesejáveis podem ser reduzidos ou eliminados. Cada depende de conhecimento do manuseio e uso de agrotóxicos, os componentes do ambiente suscetível a contaminação, os agrotóxicos mais susceptíveis de causar contaminação e medidas preventivas.
A aplicação de agrotóxicos, tal como se conhece hoje, não difere essencialmente daquela praticada há 100 anos, e se caracteriza por um considerável desperdício de energia e de produto químico, constituindo-se em sério risco de acidente para o agricultor e para o meio ambiente.
Para melhorar a qualidade e eficiência dos tratamentos e reduzir o desperdício de produtos e contaminação do ambiente, os pulverizadores devem ser calibrados periodicamente, utilizando-se equipamentos e métodos reconhecidos no Brasil e internacionalmente.