Como devemos agir para que não haja doutrinaçoes seja religiosa, política, ideologica, nas escolas?
Respostas
Resposta:
Bem, tenho muito tempo atuando não vejo a tal doutrinação. A direita normalmente defende a conservação do status quo, sendo muito cética sobre mudanças estruturais e sistêmicas. Por conta disso, é difícil dizer o que a direita conservadora defende, pois sua agenda é pautada pela negação da agenda de esquerda
Explicação:
Aprendam, a sua visão de mundo não é verdade absoluta. É ela se dá, muitas vezes, não pela força dos argumentos, mas sim por afinidade. Na verdade, há bons argumentos para não se posicionar em nenhum dos dois lados.
Espero q contribuí com seus estudos ! Bom estudos !!!
Resposta:
Explicação:
Vejo que o Brasil vive um momento político conturbado e novo para os nossos alunos dentro da educação básica. A informação e o debate estão muito mais acessíveis, em decorrência do avanço tecnológico. Cabe, portanto, aos educadores, proporcionar a reflexão crítica e aberta, de forma democrática entre os alunos. Doutrinação política não combina com a democracia. Impedir a livre expressão e o debate político dentro dos espaços escolares também não combina com a democracia. É preciso buscar o equilíbrio.
Gerar outras discussões é o exercício saudável da democracia. A sala de aula é um ambiente político. A sala de aula é um espaço democrático. Ninguém deve ser calado. E além do mais, política é uma ciência e deve sim, compor os currículos da educação, com objetivo de ampliar a percepção crítica e reflexiva da cidadania, da construção de um povo, a fim de proteger nossa democracia. Penso que a partir deste enfoque, livre de discursos inflamados, mas cheio de investigação, reflexão e liberdade, educaremos nossos jovens para a autonomia, empoderando-os para o verdadeiro sentido democrático.