• Matéria: História
  • Autor: carmo2003p4cv8r
  • Perguntado 7 anos atrás

1) É possível pensar sobre o ser humano com as concepções essencialista e naturalista, já que ele é um ser incompleto e vive em constante transformação. Leia a seguir diferentes reflexões sobre ele foram produzidas pelos filósofos ao longo da história:
I. A essência humana está no projeto de Deus, ou seja, a realização do homem apenas pode ser alcançada quando realiza aquilo que é o projeto feito para a vida do homem concreto. Suas ações devem sempre ser pensadas com o objetivo de que alcance a salvação depois da morte e possa participar da vida eterna, com Deus.
II. O ser humano, em sua perfeição, é ideal. A ideia de homem é o que traz todas as suas possibilidades de ser – é sua essência. Assim, o homem encarnado, que somos cada um de nós, apenas se realiza quando realiza o que é próprio de sua essência.
III. No Tratado sobre o homem, seu autor escreve: "Suponho que corpo nada mais seja do que uma estátua ou uma máquina de terra, formada expressamente por Deus para torná-la o mais possível semelhante a nós [...]. Peço-lhes considerarem que nessa máquina tais funções derivam de modo inteiramente natural da simples disposição dos seus órgãos [...]" (REALE, 1990, p. 379-380).
IV. O homem pode ser conhecido não a partir de uma ideia preconcebida, mas como resultado das condições naturais nas quais ele está inserido – os próprios ídolos podem ser entendidos assim.
Tais concepções sobre o ser humano pertencem a quais filósofos? Assinale:
Alternativas:
a)I. Platão; II. Tomás de Aquino; III. Bacon; IV. Descartes.
b)I. Tomás de Aquino; II. Platão; III. Descartes; IV. Bacon.
c)I. Bacon; II. Descartes; III. Platão; IV. Tomás de Aquino.
d)I. Descartes; II. Bacon; III. Tomás de Aquino; IV. Platão.
e)I. Aristóteles; II. Bacon; III. Platão; IV. Locke.

2)O filósofo Santo Agostinho (354-430), em "As confissões", pondera:
"[...] O que é, portanto, o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; se eu quero explica-lo a quem me pergunta, não sei. Todavia, com segurança afirmo saber que se nada passasse, não haveria o passado; se nada acontecesse, não haveria o futuro; se nada fosse, não existiria o presente".
(Fonte: NICOLA, U. Antologia ilustrada de filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005).
Sobre o papel da História na formação do sujeito, assinale:
Alternativas:
a)A experiência de um ser deve ser pensada fora de uma determinação, de um contexto, já que as trajetórias individuais independem das condições históricas de um determinado período.
b)O modo de organizar a vida é comum a todos os contextos, independente do que a realidade apresenta.
c)Ao longo da história há contextos diferentes, cada um tem como característica aquilo de que o homem dispõe, tudo o que fez do mundo e o que esse mesmo mundo devolve como reação.
d)A passagem histórica por diferentes contextos ocorre de modo estático, isto é, apresenta linearidade no desenvolvimento dos processos, sem a presença de contradições.
e)O ser humano se faz permeado pelas relações humanas e por este motivo ele se expressa sempre da mesma maneira ao longo da história.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
9

1 -

I combina com Tomás de Aquino, filósofo cristão medieval que acreditava que Deus estava na base da fundamentação de todas as coisas.

II combina com Platão. Defendia, assim, um racionalismo puro e estrito, sendo puramente racionais a solução para os problemas humanos.

III combina com Descartes. A ideia da divisão de tudo em suas partes simples era, para Descartes, uma espécie de princípio de fundamentação de todas as coisas.

IV combina com Bacon. Empirista, Bacon não assumia como verdadeira nenhuma tese que não tivesse sido já demonstrada por experimentação.

2 -

É correta a alternativa C.

Os seres humanos são, em parte, produtos de seus contextos, e como tal variam bastante não só de uma época para outra como também de uma classe para outra.

A vida humana está repleta de contradições e é profundamente marcada pelas diferenças existentes entre culturas, contextos e classes, sendo bem diferente e mutável no tempo.

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