Romantismo, movimento literário do século XIX apresenta, entre outras características, uma visão de mundo centrada no indivíduo.
Seus heróis são personagens portadoras de verdades, destemidas, de caráter exemplar e que realizam grandes missões.
Tendo por base somente o primeiro quadrinho da tira, assinale qual das afirmações a seguir expressa corretamente um princípio geral correspondente a seu conteúdo:
Só se deve fazer o que dá prazer.
Não se deve fazer o que causa sofrimento.
Fazer o que não dá prazer pode ser útil.
Deve-se fazer sempre o que se quiser.
Respostas
O texto acima é inerente ao Movimento Romântico, onde podemos evidenciar a presença de uma visão centrada no indivíduo, que pode ser evidenciado como contrária ao racionalismo e ao iluminismo.
O mesmo se apoiava de forma evidente nas questões nacionalistas para que pudesse, por intermédio da construção de um herói nacional, tratar da importância de um povo.
A afirmação que expressa corretamente um princípio geral correspondente ao conteúdo do primeiro quadrinho é -
Fazer o que não dá prazer pode ser útil.
Romantismo foi um movimento artístico-literário que surgiu em oposição ao modelo clássico e teve como principais características a valorização das emoções humanas e da subjetividade, o individualismo, a idealização do homem, o nacionalismo, a fuga da realidade, a idealização da figura do herói etc.
Tendo por base somente o primeiro desenho no qual o personagem afirma que "às vezes é preferível seguir por uma estrada tortuosa, esburacada e cheia de pedregulhos", podemos afirmar que fazer o que não dá prazer pode ser útil.