PERGUNTA 1
Sobre o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos pode se afirmar que:
Trata-se de um instrumento normativo que define as diretrizes e princípios gerais e estabelece ações programáticas a serem alcançadas em cinco grandes áreas na educação básica, no ensino superior, na educação formal, na mídia e na formação dos profissionais dos sistemas de justiça e de segurança pública.
Trata-se de um tratado, assinado pelos países membros que compõem a Organização das Nações Unidas com o compromisso de disseminar, através da Educação, uma cultura de paz e proteção aos direitos humanos.
Trata-se de um documento, elaborador pelos mais renomados especialistas em educação no país, entregue aos congressistas para servir de parâmetro para a elaboração do capítulo da Constituição Federal que trata da educação em direitos humanos.
Trata-se de um dos diversos compromissos firmados entre os países do Mercosul que se comprometem, em seus países, a disseminar, através da Educação, uma cultura de paz e proteção aos direitos humanos.
Trata-se de um projeto de Emenda à Constituição Federal, atualmente em discussão no Congresso Nacional, que colocará o Brasil à frente dos demais países membros da ONU, pois estimulará todos os administradores a disseminar, através da Educação, uma cultura de paz e proteção aos direitos humanos.
5 pontos
PERGUNTA 2
A história do Brasil nos ensina que, salvo em curtos períodos, o Brasil sempre foi um país muito endividado, pois sempre gastamos mais do que arrecadamos. Exemplificativamente, em dezembro de 2016 o nosso déficit alcançou R$ 155.790 BILHÕES DE REAIS!
Este é um dos motivos pelos quais o Ministro da Fazenda e sua equipe passam boa parte de seu tempo buscando diminuir os gastos do Poder Público.
Imaginemos se, com o objetivo de diminuir o déficit das contas públicas brasileiras, hipoteticamente, o Governo Federal enviasse ao Congresso Nacional um projeto para retirar da Constituição Federal o artigo que afirma que Educação é um direito de todos.
Examine as afirmações abaixo:
I - É de conhecimento geral que a educação consome uma parte significativa de nossos impostos. Este projeto de mudança da Lei poderia ser aprovado para sanear as contas do país, evitando, exemplificativamente, a reforma da Previdência Social.
II – Como se trata de proposta de mudança da Constituição Federal será necessária a aprovação de 3/5 dos membros do Congresso Nacional para que este projeto seja aprovado.
III – O direito à educação tem tal relevância na Constituição Federal que foi considerado como uma garantia fundamental, e, portanto, não poderá ser suprimido através de alterações na Constituição Federal.
Estão corretas as afirmações:
I apenas
I, II e III
III apenas
II e III apenas.
II apenas
Respostas
Resposta:
1 - Trata-se de um instrumento normativo que define as diretrizes e princípios gerais e estabelece ações programáticas a serem alcançadas em cinco grandes áreas na educação básica, no ensino superior, na educação formal, na mídia e na formação dos profissionais dos sistemas de justiça e de segurança pública.
2 - apenas III
Explicação:
Trata-se de um instrumento normativo que define as diretrizes e princípios gerais e estabelece ações programáticas a serem alcançadas em cinco grandes áreas na educação básica, no ensino superior, na educação formal, na mídia e na formação dos profissionais dos sistemas de justiça e de segurança pública.
A educação é de extrema importância para a sociedade, uma vez que por meio dela além de gerar conhecimento, pode - se contribuir na formação de pessoas para a sociedade.
Assim sendo, pode - se citar algumas propostas de Educação Inclusiva e Educação Intercultural, como: educação visando a interdisciplinaridade e multiculturalismo, acessibilidade a todos de forma igual no processo educacional, dentre outras propostas.
Dessa forma, tal iniciativa é muito importante em um ambiente educacional, uma vez que contribui para o desenvolvimento de uma sociedade melhor e justa para todos.
Bons estudos!