A taxa de difusão relativa de qualquer substância através de uma bicamada de fosfolipídeos depende dos seguintes fatores:
a) Gradiente de concentração e tamanho.
b) Hidrofobicidade e tamanho.
c) Gradiente eletroquímico, hidrofobicidade e tamanho.
d) Gradiente de concentração, hidrofobicidade e tamanho.
e) Gradiente de eletroquímico e hidrofobicidade.
Respostas
Resposta: Gradiente eletroquímico, hidrofobicidade e tamanho.
Explicação:
A taxa de difusão depende do nível de hidrofobicidade – apolar, polar e polar com carga – do tamanho da molécula e do gradiente eletroquímico que combina o gradiente de concentração com o potencial elétrico de membrana.
A taxa de difusão de alguma substância pela membrana formada por fosfolipídios depende do gradiente eletroquímico, da hidrofobicidade e tamanho(letra c).
Taxa de difusão
A membrana plasmática das células é considerada uma "porteira" da célula, por selecionar o que entra e o que sai. Uma das formas dessa seleção é por meio da bicamada lipídica, formada por fosfolipídios.
Essa camada, por ser formada por lipídeos, só permite a passagem de moléculas apolares, isto é, hidrofóbicas. Além disso, o tamanho da molécula também define se ela conseguirá passar ou não, pois a permeabilidade dessa camada não é total. Por fim, o gradiente eletroquímico, ou seja, as propriedades químicas e elétricas, também irão definir o que passa.
Outra questão sobre taxa de difusão:
https://brainly.com.br/tarefa/7093833