Respostas
Resposta:
Explicação:
Todos nós já ouvimos falar certamente em redes de comunicação (também designadas de redes informáticas ou redes de dados). Uma “rede” (na área da informática), é definida como um conjunto de equipamentos interligados entre si, e que permitem o transporte e troca de vários tipos de informação entre utilizadores e sistemas.
Segundo o mítico livro “Engenharia de Redes Informáticas” (um must-have para qualquer aluno de Eng. Informática) dos autores Edmundo Monteiro e Fernando Boavida, uma rede de comunicação pode ser classificada segundo um ou mais critérios. Podemos classificar as redes de acordo com o/a:
débito (baixo, médio, alto, muito alto)
topologia (bus, anel, estrela, híbrida)
meios físicos (cobre, fibra óptica, micro-ondas, infravermelhos…)
tecnologia de suporte (comutação de pacotes, comutação de circuitos, assíncronas, plesiócronas, síncronas, etc)
ou segundo o ambiente ao qual se destinam (redes de escritório, redes industriais, redes militares, redes de sensores, etc)
No entanto, a classificação mais frequente baseia-se na área – geográfica ou organizacional e aí entram os termos que normalmente ouvimos: LAN, MAN, WAN, PAN…etc. Vamos então passar a explicação simples de algumas definições mais comuns:
LAN (Local Area Networks) – também designadas de redes locais, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. sala de aula, casa, espaço Internet, etc).