antropóloga brasileira Mariza Peirano, aponta alguns elementos importantes no que se refere à análise de rituais, sendo uma das autoras obrigatórias para quem quer se dedicar ao tema. Considere as afirmações abaixo sobre a reflexão da autora sobre os rituais. I - Para Peirano, a definição do que é um ritual sempre se dá a partir de uma etnografia, ou seja, devemos saber o que nativos pensam sobre determinado evento, para só depois conceitua-lo como um ritual. II – Para Peirano, existe, nos rituais, um certo grau de convencionalidade, de redundância, que combinam palavras e gestos. III – Para Peirano, rituais só existem em sociedades indígenas, já que nas sociedades ocidentais esses eventos deixaram de existir, pois não tem mais nenhuma função. Assinale a resposta correta: Alternativas: a) Estão correta as afirmações I e III. b) Estão corretas as afirmações II e III. c) Estão corretas as afirmações I e II. d) Está correta somente a afirmação I. e) Está correta somente a afirmação II.
Respostas
A alternativa C está correta.
Os rituais existem em todos os povos, mesmo que com o passar do tempo eles se modifiquem frente a modernidade.
Os povos indígenas no Brasil possuem variadas formas de rituais, devido às tradições de cada tribo etc.
Podemos destacar os Mitos, os rituais de iniciação, os rituais funerários e as celebrações como tipos diferentes de comunicação entre os índios, a natureza e o grupo.
Vale lembrar que a questão indígena no nosso país, era tratada a partir da catequização e inclusão da cultura europeia nos povos,e, mais tarde, passaram a escraviza-los, sendo mais a frente substituídos pelos africanos, na retirada de Pau Brasil, e comércio de objetos preciosos.
Resposta:
c) Estão corretas as afirmações I e II.
Explicação:
A antropóloga brasileira Mariza Peirano, aponta alguns elementos importantes no que se refere à análise de rituais, sendo uma das autoras obrigatórias para quem quer se dedicar ao tema. Considere as afirmações abaixo sobre a reflexão da autora sobre os rituais.
I - Para Peirano, a definição do que é um ritual sempre se dá a partir de uma etnografia, ou seja, devemos saber o que nativos pensam sobre determinado evento, para só depois conceitua-lo como um ritual.
II – Para Peirano, existe, nos rituais, um certo grau de convencionalidade, de redundância, que combinam palavras e gestos.
III – Para Peirano, rituais só existem em sociedades indígenas, já que nas sociedades ocidentais esses eventos deixaram de existir, pois não tem mais nenhuma função.
Assinale a resposta correta:
Alternativas:
a)
Estão correta as afirmações I e III.
b)
Estão corretas as afirmações II e III.
c)
Estão corretas as afirmações I e II.
d)
Está correta somente a afirmação I.
e)
Está correta somente a afirmação II.