• Matéria: Física
  • Autor: cruzeirense982pc19gm
  • Perguntado 7 anos atrás

Um prisma equilátero de índice de refração np está em contato com dois meios, cujos índices de refração são na (ar) e nl (liquido). Um raio de luz incide sobre uma das superfícies do prisma com um ângulo de a = 30°, conforme mostra a figura abaixo:
Se np = 1,5 e na = 1,0 qual deve ser o índice de refração do liquido para termos reflexão total na interface prisma-liquido?

Anexos:

Respostas

respondido por: EM4N03L
1

Boa tarde,

O raio de luz é colinear a normal, portanto ele não sofre refração quando passa do ar para o prisma, quando passa do prisma para o líquido ele pode sofrer reflexão total.

Trace a normal na superfície de separação prisma - líquido, o prisma é equilátero, isso significa que o ângulo dr incidência do raio com a normal é 60°.

No caso de termos reflexão total:

Sen (L) = nl / np

Sen 60° = nl / (3/2)

(√3 / 2) = 2.nl / 3

4.nl = 3.√3

nl = 3.√3 / 4


cruzeirense982pc19gm: desconsidere os desenhos, ele sofre refração sim
EM4N03L: Por se tratar de um questão de vestibular acredito que pode-se considerar o ângulo entre a normal e o raio nulo
respondido por: Vg852
0

Resposta:

n_l = \frac{3}{4}

Explicação:

Na interface Ar-prisma, o raio de luz continua se propagando em linha reta, sem sofrer desvio, por isso, pode-se considerar que o raio de luz no ar e no prisma fazem parte de uma única reta. Sabendo disso, pode-se aplicar o princípio matemático de duas retas paralelas (as linhas tracejadas marcadas por //) cortadas por uma transversal (o raio de luz); por esse princípio determina-se que o ângulo de incidência do raio de luz na interface prisma-líquido é de 30°, que, de acordo com as exigências da questão, também corresponderá ao ângulo limite.

Aplicando-se a lei de Snell na interface prisma-líquido, têm-se

sen 30° . n_p = sen 90° . n_l

\frac{1}{2} . 1,5 =  1 . n_l

n_l =\frac{1,5}{2} =  \frac{3}{4}

Espero ter ajudado ; )

Perguntas similares