O pâncreas é uma glândula considerada mista porque apresenta uma porção endócrina e uma porção exócrina.
A porção endócrina é responsável pela produção de hormônios como:
A) Insulina e T4
B) Insulina e T3
C) Glucagon e T4
D) Glucagon e T3
E) Insulina e glucagon
Respostas
Resposta:
A função endócrina do pâncreas corresponde à sua capacidade de produzir insulina e glucagon, dois hormônios que garantem níveis adequados de açúcares no sangue. Esses hormônios são produzidos nas ilhotas de Langerhans, um grupo de células que possuem forma de esfera.
Explicação:
O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão do sistema endócrino e digestório.
Com tamanho médio de 20 centímetros, o pâncreas está localizado no abdômen, em uma região atrás do estômago, entre o duodeno e o baço. Pesa cerca de 100 gramas e apresenta três regiões principais: a cabeça, o corpo e a cauda.
Por produzir enzimas e hormônios, o pâncreas é considerado um exemplo de glândula mista, ou seja, apresenta funções exócrinas e endócrinas. Sua função exócrina relaciona-se com a produção do suco pancreático, um produto rico em bicarbonato e que apresenta pH entre 7,8 e 8,2. Nesse suco, são encontradas várias enzimas, como a tripsina e a quimotripsina, que atuam em proteínas; a amilase, que atua nos polissacarídeos e dissacarídeos; as lipases, que quebram gorduras; e as nucleases, que agem sobre os ácidos nucleicos.
A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram impulsos nervosos que promovem o funcionamento do pâncreas. Entre esses fatores, podemos citar o cheiro do alimento, o gosto e a chegada do bolo alimentar no estômago.
A porção endócrina do pâncreas é responsável pela produção de hormônios como Insulina e glucagon. Alternativa E.
O pâncreas produz a insulina e o glucagon, hormônios fundamentais para a metabolização do açúcar e controle glicêmico. Por meio desses hormônios, o organismo humano consegue equilibrar a disponibilidade de açúcar no sangue e, quando necessário, ser estimulado a produzir açúcares.
A insulina é o hormônio que promove a entrada da glicose nas células e o glucagon promove a gliconeogênese hepática para aumentar a glicose sanguínea. Portanto, logo após uma refeição, é preciso que os açúcares que foram absorvidos pelo intestino delgado sejam internalizados nas células para serem utilizados na produção de energia, portanto há um aumento na secreção de insulina e diminuição de glucagon visto que não há necessidade de produzir mais glicose.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/31069178