Respostas
O homem sempre buscou por explicações que justificassem os mistérios que o cercam: a vida, a morte, a origem do universo, o dia, a noite etc. Para isso recorreu às mais distintas respostas: as mitológicas, as religiosas, as filosóficas, as artísticas entre outras.
A Filosofia segue também em sua busca pelas explicações acerca do universo e do homem, porém utiliza-se da razão e não da fantasia. Busca uma explicação que atinja a raiz do problema e pretende a universalidade, ou seja, a compreensão da totalidade da realidade.
Físicos ecléticos são filósofos pré-socráticos que buscando o principio de todas as coisas, criticam os pluralistas e retornam ao monismo, ao princípio único como origem do mundo.
Diógenes de Apolônia, combina Anaximandro e Anaxágoras e afirma que se os princípios fossem muitos, e diferentes entre si, não poderiam misturar e agir um no outro. Assim o princípio único para ele é o ar infinito, mas dotado de muita inteligência.
Tendo identificado a inteligência como ar-pensamento, Diógenes exaltou a visão finalística do universo que, em Anaxágoras, era limitada, constituindo um dos pontos de partida do pensamento socrático. Concepção também atribuída a Arquelau de Atenas.
Bons estudos!