Por que a socióloga se utilizou de métodos parecidos aos das ciências da natureza para se constituir como ciência?
Respostas
Resposta:
Num primeiro momento, as ciências sociais buscaram os mesmos métodos utilizados nas ciências da natureza para investigação dos fenômenos sociais. Assim surgiram várias teorias que buscavam compreender e resolver os problemas sociais.
Destaca-se o Positivismo de Augusto Comte, que propôs adotar nas ciências sociais os mesmos métodos que, com êxito, tinham possibilitado compreender as ciências naturais.
Muitos teóricos se colocaram contra essa forma de compreender os fenômenos sociais, alegando que os métodos das ciências naturais não conseguiriam apreender aspectos tão complexos e, por vezes, subjetivos. Após um tempo, esses debates levam à constituição de dois grandes paradigmas da ciência social: a explicação e a compreensão. A explicação buscava identificar leis do comportamento humano e, com isso, determinar as causas de suas condutas, assemelhando-se aos postulados do positivismo. Já a compreensão buscava o significado e o sentido da ação social.
Como Cano (2012, p. 97) explica, “[...] o significado atribuído à sua própria conduta aproximando-se do conceito de ‘motivo’”.
Pelo fato da Sociologia ter um método, assim como as ciências da natureza.
Durante o século XIX a sociologia passou a desenvolver um entendimento maior sobre as relações do homem e o espaço social.
Além disso, este fato já vinha acontecendo desde o momento da industrialização, assim como nos processos que a acompanharam, seguindo ao redor do planeta.
Nesse período, o papel principal das ciências sociais foi entender e explicar esses fatores, visando estar a par da modernidade como um acontecimento que mudaria o mundo cada vez mais dali pra frente.
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/1617839