a) Qual aspecto da Belle Époque brasileira é abordado na charge?b) a charge critica ou apoia a caracterização desse período? explique como ele manifesta sua posiçãoc) explique esta afirmativa: A modernização urbana da republica agradou a poucos e desalojou muitos
Respostas
a) Na charge é abordado os pactos português da Belle époque brasileira.
b) A charge crítica o período tanto por seu aspecto burguês - e profundamente desigual - quando pela sua sobrevivência a Europa: “ dançarinos” imitam os constumes europeus - a valsa - em um clima em que tais costumes não são adequados.
c) A afirmação diz respeito ao modo como a urbanização, ao destruir os custos e os bairros dos miseráveis, agradou a burguesia, que lucrou com os projetos, e colocou diversas pessoas nas ruas.
Resposta:
a) A charge se refere ao fato de as elites brasileiras se inspirarem nas capitais europeias e nos hábitos das elites europeias. Na charge, o casal brasileiro, vestido de forma semelhante a dos europeus, dança uma valsa, que é uma dança europeia.
b) O autor da charge faz uma crítica. Ele ironiza o valor que os brasileiros apreciam ao copiar os modos europeus. O casal respinga suor e dança sobre uma poça líquida, de tanto que transpiram. A charge menciona o verão carioca e faz referência ao “derretimento” do par.
c) A elite carioca ficou satisfeita e orgulhosa com a modernização da cidade que, aos seus olhos, ficou com espaços dignos das cidades europeias, que tanto admiravam. Porém, isso foi feito à custa do desalojamento de muitas pessoas, expulsas do centro para que a reforma urbana fosse feita.