Respostas
Resposta:
Apesar de parecer uma “solução mágica”, a formatação do disco rígido é radical e exige cuidados prévios, para que você não perca seus arquivos e amaldiçoe posteriormente a equipe do UOL Tecnologia – por isso a importância de ler este texto até o final.
Vale lembrar ainda que o processo de formatação e reinstalação do sistema operacional pode demorar horas e exige paciência do usuário. É necessário, ainda, ter em mãos o CD ou DVD de instalação do seu sistema operacional.
Antes de formatar, é possível tentar reparar o sistema. Na prática, a operação corrige arquivos de sistema que possam estar corrompidos, mantendo os arquivos pessoais intactos. Isso pode ser feito com o CD/DVD de instalação que acompanha o software. No caso de usuários do Windows, ao reiniciar a máquina com o CD/DVD no driver, a opção deverá aparecer na janela inicial como Reparar o computador.
Mas, se nem pela ferramenta de reparação seu computador voltou ao normal, tente então a formatação total.
Tenha em mente que todas as informações contidas no HD serão apagadas. Portanto, faça uma cópia dos arquivos em uma mídia externa (CDs, DVDs, HD externo, pendrives, etc.). Lembre de fazer o backup dos seus arquivos pessoais – textos, planilhas, músicas, vídeos e outros – além de itens geralmente “esquecidos” pelos usuários, como sites salvos no menu Favoritos do seu navegador de internet, e-mails e configurações do Outlook, caso use o programa.
Espero ter explicado claramete!!
Explicação: