Respostas
A especialização em Pediatria dura entre 2 e 3 anos. Entre as principais disciplinas estudadas, podemos citar:
Anatomia
Biologia
Exame e Análises Clínicas
Farmacologia Básica
Fisiologia
Patologia Infantil
Pedagogia
Psicologia Infantil Básica
Química Básica
O pediatra pode se especializar ainda mais para atuar em áreas como:
Administração em Saúde
Cardiologia Pediátrica
Endocrinologia Pediátrica
Gastroenterologia Pediátrica
Imunologia Pediátrica
Infectologia Pediátrica
Medicina do Adolescente
Neonatologia
Neurologia Pediátrica
Nutrologia Pediátrica
Posso sair do ensino médio e entrar direto em um curso de Pediatria?
Não. Por se tratar de uma especialização médica, antes de estudar Pediatria é necessário ter concluído o curso de Medicina, que dura seis anos.
E mais: para entrar na especialização, muito provavelmente será necessário passar por um processo seletivo, que pode envolver prova oral, escrita e – muito importante – análise do currículo acadêmico. E é aqui que agente tem uma boa dica para dar.
O diploma de Medicina, seja para exercer a profissão de clínico geral ou para entrar em uma especialização, só tem validade se for emitido por uma instituição de ensino autorizada pelo Ministério da Educação, o MEC.
Por isso, ao decidir onde estudar Medicina você deve ficar muito atento a esse detalhe. Separamos para você algumas instituições reconhecida e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Medicina:
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Cruzeiro do Sul Educacional (presencial)
Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – em Minas Gerais
Faculdade das Américas (FAM) – em São Paulo
Mercado de trabalho
O pediatra pode ter seu próprio consultório ou clínica, ou atuar em clínicas e hospitais privados. Pode também lecionar em universidades, exercer a função de pesquisador em institutos e laboratórios, gerenciar unidades de saúde, ou combinar mais de uma dessas atividades. No setor público, o pediatra atua em hospitais, unidades de saúde ou órgãos de fiscalização.
A carreira de medicina em geral é uma das mais promissoras, aparecendo em pesquisas como a mais bem remunerada, e tem a menor taxa de desemprego do País. Segundo levantamento do Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), 97,07% de todos os médicos brasileiros estão trabalhando.
A pediatria é a especialidade com o maior número de profissionais no Brasil, segundo o censo de especialidades médicas elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), de 2013. De todos os médicos atuantes no País, os pediatras representam 11,23% . Apesar disso, faltam pediatras para atender a população, principalmente na rede pública de cidades mais afastadas.