Respostas
Resposta:
Cromatina consiste num complexo de DNA, RNA e proteínas que está presente no núcleo celular dos eucariontes, em forma de um longo filamento. As histonas são as principais proteínas que formam as cromatinas.
A cromatina costuma ser dividida em duas categorias, de acordo com a sua condição: eucromatina e heterocromatina.
Eucromatina: quando os filamentos de cromatina estão menos condensados significa que possui DNA ativo, ou seja, a célula é capaz de "ler" o conteúdo deste material genético.
Heterocromatina: os filamentos estão condensados, enrolados entre si num emaranhado. Neste caso, o DNA está inativo, pois as células naquele momento não são capazes de codificar o material genético condensado.
É possível diferenciar a eucromatina e a heterocromatina em laboratório através da cor. Quando aplicado um corante especial, as zonas que possuirem uma tonalidade mais intensa significa um acúmulo de cromatina, ou seja, heterocromatina. Quanto mais clara for a região, por sua vez, significa onde a cromatina está menos condensada (eucromatina).
Explicação:
Resposta: cromatina é o complexo de DNA e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.
Explicação: