Respostas
Resposta:
Termofixos, termorrígidos ou termoendurecidos são polímeros cuja rigidez não se altera com a temperatura, diferente dos termoplásticos que amolecem e fundem-se. A determinadas temperaturas, polímeros termofixos se decompõem, não então podendo ser fundidos e remoldados novamente.
Explicação:
Resposta:Os polímeros podem ser classificados de diversas formas, uma delas considera a solubilidade e a fusibilidade dos materiais. Nessa classificação, temos os polímeros Termoplásticos ou Termofixos, também chamados de termorrígidos.
Polímeros Termoplásticos: São amolecidos pelo calor e endurecidos pelo frio, repetidas vezes sem perder suas propriedades.
Os termoplásticos podem ser moldados várias vezes devido à sua característica de se tornarem fluidos, sob ação da temperatura, e depois retornarem às características anteriores quando há um decréscimo de temperatura.
Esse tipo de polímero possui suas macromoléculas lineares que podem conter ou não ramificações. Dizemos que são lineares porque o polímero forma fios que se mantêm isolados uns dos outros.
Além disso, outra característica é que eles são solúveis e fusíveis em solventes comuns.
Um exemplo de polímero termoplástico é o polietileno, que pode ser de baixa densidade ou de alta densidade. O polietileno de baixa densidade (PEBD) é obtido por meio de pressões elevadas e suas cadeias são ramificadas.
CH2 ─ CH2 ─ ...
│
... ─ CH2 ─ CH2 ─ CH ─ CH2 ─ CH2 ─ CH ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ ...
│
CH2 ─ CH2 ─ ...
Já o polietileno de alta densidade (PEAD) é obtido em pressões ambientes, com o uso de catalisadores e suas cadeias são normais. O PEBD é mais flexível que o PEAD.
... ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ CH2 ─ ...
Polímeros Termorrígidos ou Termofixos: são plásticos que são maleáveis apenas no momento de sua fabricação, sendo que depois não é possível remodelá-los, eles se decompõem.
Não é possível remodela-los porque suas macromoléculas formam ligações em todas as direções do espaço, formando uma rede tridimensional chamada de reticulado.
Os polímeros termorrígidos são infusíveis e insolúveis em solventes orgânicos comuns.
O primeiro polímero termorrígido a ser produzido foi a resina fenol-formaldeído, mais conhecida como baquelite ou novolac. Entre outras finalidades, a baquelite é empregada na fabricação de cabos de panelas, já que não derrete sob ação do calor.
Explicação: ok