Alguem pode fazer um resumo sobre a distribuição desigual da renda no Brasil POR FAVOR é pra amanhã
Respostas
Resposta:
Na economia, distribuição de renda ou distribuição de riqueza é o modo como se processa a repartição da riqueza e dos bens socialmente produzidos, entre os habitantes e entre os diferentes estratos da população de um país ou região
Um dos temas que mais intriga os economistas é como medir o resultado das atividades econômicas, ou seja, como avaliar corretamente a riqueza que é produzida. A forma mais tradicional de se medir o desempenho da economia de um país é pela análise de seu Produto Interno Bruto - PIB e de seu corolário, a renda per capita - que nada mais é o que o valor do PIB dividido pelo número de habitantes.
Explicação:
Resposta: Se vc for responder sobre a situação atual da distribuição de renda, com base nos dados obtidos pelo IBGE, o mesmo nos aponta os seguintes dados: a desigualdade, em relação a renda per capta, atingiu o maior patamar dos últimos sete anos.
Agora, se vc perguntar as causas desta desigualdade, vamos por aspectos de ordem econômica/política/sociológica. A caracterização do governo sempre se dá pelo clientelismo. Se o aspirante ao cargo público pode oferecer algo, você deposita nele sua confiança. Mas muitas vezes, aqueles que estão nas posições de poder apenas se preocupam em exercer as chamadas "políticas de governo", ou seja, apenas preocupados em aplicar melhorias enquanto estiver no poder. Isto afeta também a esfera econômica, pois planos para promoção social também podem ser desmanteladas com o fim do governo que esteja atualmente. Já as "políticas públicas" se dão em conta de perpassar governos, ou seja, aquela configuração de políticos pensam não somente em curtíssimos prazos, mas também no bem estar futuro. Este seria o modelo ideal. Mas como isso não acontece, a cada fim de governo, parece que toda política de distribuição de renda se torna insuficiente e com recorrentes delays (atrasos) a fim da satisfação do povo afetado no território desigual.