redija um texto dissertativo sintetizando o que defende Monteiro Lobato no artigo publicado em o Estado de S Paulo no dia 20 de Dezembro de 1917
Respostas
Em 12 de dezembro a 10 de janeiro de 1918 ocorreu a exposição de Anita Malfatti, onde a artista divulgou suas novas pinturas resultantes dos seus estudos na Europa. A exposição provocou críticas e elogios, mas o que realmente desencadeou a polêmica foi um artigo escrito por Monteiro Lobato para o jornal Estado de São Paulo, no qual o autor criticou e ridicularizou as novas tendências na arte. O artigo foi feito de maneira grosseira e baseado em ideias conservadoras.
A crítica de Lobato foi severa com Anita. O autor chegou a comparar as novas tendências artísticas com produções dignas de manicômio. Ele claramente ainda estava preso aos ideais da antiga arte e estranhava o novo. Em um dos trechos de seu artigo, Monteiro Lobato tratou as obras como algo caricato: “Sejamos sinceros: futurismo, cubismo, impressionismo e tutti quanti não passam de outros tantos ramos da arte caricatural.” (Trechos do artigo de Lobato para o jornal O Estado de S. Paulo). Anita sentiu-se extremamente abalada e desejou nunca mais pintar. Sua reação atestou mais uma vez o quanto Lobato foi grosseiro e radical em seu texto.
No entanto, a grande repercussão também serviu para unir os jovens artistas. Muitos intelectuais e artistas uniram-se em defesas da novas novas formas de expressões artísticas. O artigo de Lobato despertou nos jovens artistas a consciência de revolta e coletividade, motivando-os a uma revolução nas artes brasileiras. “Foi ela, foram os seus quadros que nos deram uma primeira consciência de revolta e de coletividade em luta pela modernização das artes brasileiras.” (Mario de Andrade sobre Anita e sua exposição).
Portanto, apesar das ideias conservadoras de Lobato e suas críticas, a exposição de Anita foi um marco importante para a história do Modernismo no Brasil, pois foi ela quem trouxe um novo despertar para esses artistas. A moral de Anita sobreviveu às críticas de Lobato e alguns intelectuais, pois atualmente ela é um dos maiores nomes do movimento, comprovando assim, que tudo não passa de grosseria, radicalismo e conservadorismo por parte de Monteiro Lobato.