Respostas
Resposta:
Explicação:
Metáfora:
Ex: "Ela é uma flor" (comparação implícita de uma pessoa do sexo feminino com uma flor baseada em suas características, ou seja, cheiro, delicadeza, beleza etc.).
Comparação:
Ex: "Ela é como uma flor" (comparação explícita, pois utiliza uma conjunção para fazer a ligação dos elementos que compõem a oração, ou seja, a frase. Neste caso, a conjunção é "como", mas pode ser "que nem" etc.).
Polissíndeto:
Ex: "Ela dançava, e girava, e cantava alegremente" (uso de conjunções, neste caso, "e" para dar uma ideia de continuidade de acontecimentos).
Personificação:
Ex: "O Sol sorriu para mim." (atribuição de ações humanas a coisas inanimadas, como neste caso "sorrir", pois o Sol não sorri. Pode acontecer com animais e objetos).
metonímia: "Comi um prato inteiro no almoço" A pessoa não comeu o prato, e sim o que estava no prato: a comida. Eufemismo: "Ele esta em um lugar melhor " para evitar dizer "ele morreu". Hipérbole: " Estou morrendo de fome!". Ironia: "Era tudo que me faltava". Paradoxo: "Eu estava dormindo acordado". Pleonasmo: "Subir para cima, entrar para dentro, hemorragia de sangue, dupla de dois..."