Em um domingo de lua cheia, os cliques só foram para ela. Visíveis (ou quase) em todo o país, dois fenômenos astronômicos, a superlua e o eclipse lunar, transformaram o céu na grande estrela da noite. A Lua virou a atração. Suas fotos dominaram as plataformas sociais. Houve uma enxurrada de mobilizações pela internet ao promover encontros e celebrações em torno dela.
Neste domingo (27), foi a primeira vez, desde 1982, que ocorreu o encontro desses dois fenômenos. Tal coincidência é coisa rara. Aconteceu apenas cinco vezes no século passado. A Lua estava no seu ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu lunar. A superlua combinou o perigeu com uma noite de lua cheia. Bingo! A união desses dois fatores fez a Lua parecer maior em diâmetro do que o habitual.
Ao mesmo tempo, a Terra passou entre o Sol e a Lua, criando, assim, o eclipse lunar. Bastava olhar para o céu.
A publicação acima, da Folha de São Paulo, retrata o acontecimento de um eclipse lunar total. Quando o fenômeno acontece, a sombra projetada pela Terra é constituída de duas regiões, a umbra e a penumbra. Na umbra não temos iluminação direta do Sol e na penumbra apenas parte da iluminação do Sol chega até a região. A explicação da ocorrência dos eclipses lunares e da separação entre as regiões de umbra e penumbra estão fundamentados, principalmente, em qual dos princípios físicos relacionados a seguir?
A-Princípio de Arquimedes, B -Princípio da propagação retilínea da luz, C- Principio da independência dos raios luminosos, D-Princípio da Inércia, E-Princípio de Pascal
Respostas
respondido por:
4
Alternativa B
justificativa :
Umbra e Penumbra são evidências do principio da propagação retilínea da luz, quando um feixe de raios luminosos se encontra com um objeto opaco, este raios tem sua trajetória alterada, resultando em uma parte parcial iluminada chamada penumbra e uma parte não iluminada centrada ao meio chamada de umbra ou comumente sombra.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás