o sistema de avaliação implantado no brasil nos anos 1990 tem uma forte influência dos organismos internacionais que fizeram uma série de recomendações com relação aos objetivos da avaliação na forma de um sistema. com relação ao sistema de avaliação brasileiro, é correto afirmar que:
Respostas
FUNDAMENTOS DA GESTAO EM EDUCAÇÃO27 pág.
FUNDAMENTOS DA GESTAO EM EDUCAÇÃO
Disciplina:
Pedagogia
VER MATERIAL COMPLETO NO APP
Autor do material
Enviado por
Karine Helen
5 de 5 estrelas Denunciar
PRÉ-VISUALIZAÇÃO27 PÁGINAS
pretendidos a \u201cmelhoria da qualidade do ensino\u201d (BRASIL, 1988). Como se pode observar, os programas de avaliação da educação que surgiram a partir da década de 1990 obedecem às disposições constitucionais uma vez que a preocupação com a \u201cqualidade da educação\u201d é um dos princípios regulamentadores da constituição da Nova República brasileira.
Para Freitas (2004, p. 667), a partir da Constituição de 1988 são muitas as questões que colocam a avaliação em evidência, tais como: a quem cabe torná-la efetiva, em que campo, quando, onde, quanto e como. E ainda suscitam-se questões que supõem definições com vistas à sua aplicação, como a de saber em que consiste tal melhoria e tal qualidade, qualidade por que ótica, para quem e para que, o que, quanto, como, onde e quando melhorar e como aferir tal melhoria.
De acordo com Peroni (1990), a preocupação com a avaliação no Brasil se estende por toda a década de 1980, anteriormente à Constituição. Nessa década o MEC iniciou estudos sobre avaliação educacional, estimulado principalmente pelas agências internacionais. Pestana (apud PERONI, 1990) afirma que, naquele período, o Banco Mundial não concedia empréstimos aos países descompromissados com a avaliação dos seus sistemas educacionais. A autora aponta que foi com o contexto do processo da Constituinte e com a Constituição de 1988 que se firmou o princípio de que quanto mais democrática fosse a sociedade, mais necessárias seriam as avaliações.