As explicações científicas 1 Vimos que o mito é uma forma muito antiga de explicação da realidade. Mas não é a __________________. Para explicar os fenômenos naturais e sua própria existência, os seres humanos também se valem da Ciência. 2 Ao contrário dos mitos, que utilizam histórias simbólicas para responder às questões fundamentais da humanidade, as explicações científicas são baseadas em dados concretos, métodos rigorosos e argumentos lógicos. 3 Os arqueólogos e os historiadores utilizam vestígios e indícios (dados concretos) e métodos próprios para conhecer o passado, e por isso são considerados cientistas. 4 O aperfeiçoamento da Ciência não fez a mitologia perder sua importância. Enquanto as pesquisas científicas oferecem a cada dia novas descobertas e teorias, os mitos continuam a oferecer explicações baseadas na crença em forças superiores ao homem e que podem revelar muito a respeito do povo que os criou. Vocabulário Simbólico: elemento descritivo ou narrativo que pode assumir mais de um significado; aquele que permite fazer mais de uma leitura e interpretação. O adjetivo próprio é empregado duas vezes no texto, no primeiro e no terceiro parágrafo. Que sentido ele tem em cada ocorrência?
Respostas
respondido por:
14
As explicações científicas 1 Vimos que o mito é uma forma muito antiga de explicação da realidade. Mas não é a única.
A palavra que completa corretamente a lacuna trata-se de "única", visto que o trecho se referia às explicações.
Portanto, o mito, tal como a ciência, era uma forma de explicar a realidade, mas não era e nem é a única, exatamente como completamos a lacuna.
Abraços!
respondido por:
6
Resposta:
Explicação:
única. Palavras como "principal", "melhor", "correta" etc. não são válidas porque a palavra também não permite supor que o adjetivo suprimido exprima um julgamento de valor.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás