Que erros skinner aponta em relação a estudar texto do passado de modo descontextualizado? em que diferem as posições de cassirer e skinner a esse respeito.
Respostas
Skinner se opõe à perspectiva dos historiadores que queriam pensar os problemas do presente com a interpretação do passado. Os autores do passado, devem ser tratados em sua própria época.
Na leitura de um texto do passado deveria ser, de modo a tentar descobrir quais teriam sido as intenções dos autores quando elaboraram suas obras. Não basta estudar somente o texto clássico em si para compreendê-lo.
Assim, contextualismo skinneriano preocupa-se mais com a questão de quais seriam as formas mais adequadas para alcançar satisfatoriamente o sentido original dos textos do pensamento político do passado.
Para Cassirer, toda relação do homem com o mundo é mediada por um sistema de signos. A linguagem, enquanto sistema de signos, participa também de várias formas simbólicas, como mito, religião, ciência.
As diferentes estruturas de linguagem correspondem diferentes estruturas de pensamento. Embora a linguagem e o pensamento não sejam a mesma coisa, eles caminham juntos.
A linguagem estrutura o que percebemos e o que pensamos. A capacidade de ver coisas diferentes depende da capacidade de fazer distinções linguísticas.
Embora o sujeito produza o mundo através da sua espontaneidade, é necessário um sistema de signos para fixar os significados. Assim, o sujeito depende dos signos para significar, para objetivar o mundo. Ordenar o mundo significa atribuir-lhe sentido através dos signos.
Em toda forma simbólica há uma relação entre o signo e o significado, as diferentes formas simbólicas não convivem de forma harmônica; pelo contrário, já que são visões totalizantes da realidade.
Assim, as formas simbólicas não podem se julgar umas às outras, já que todas, enquanto construção simbólica, têm o mesmo grau de validade. A reflexão filosófica deve encontrar uma visão de conjunto que possibilitasse abarcar todas as formas simbólicas nas suas relações imanentes entre si.
Bons estudos!