Acerca da educação brasileira na Primeira República, pode-se afirmar que não houve a constituição de um sistema nacional de educação, ficando demarcada pelas iniciativas dos governos estaduais. Neste cenário, os liberais, positivistas e católicos disputavam os rumos da educação brasileira, polemizando sobre a educação religiosa, laica, pública e privada.
Sobre cada um dos temas abaixo, que se intensificam no período citado, pode-se afirmar como correto o que se apresenta em:
1: Educação religiosa: Disseminada pela Companhia de Jesus no contexto da colonização brasileira, influenciou a concepção de homem a ser formado.
2: Educação laica: Refere-se à educação ser concretizada com fins religiosos, formando o homem para o exercício da fé.
3: Educação pública: É efetivada mediante a responsabilidade do Estado, sem influência de preceitos religiosos.
4: Educação privada: É aquela ofertada por colégios que cobram pelos seus serviços mensalmente, tendo, portanto, uma mensalidade.
Respostas
respondido por:
2
1 é verdadeira. Introduzida no país ainda no Século XVI a educação religiosa era vista como forma de garantir a formação moral dos sujeitos humanos, além de convertê-los ao catolicismo.
2 é falsa. A educação laica é aquela que é totalmente separada da Igreja, não tendo qualquer objetivo de formação religiosa confessional.
3 é parcialmente verdadeira. A educação pública tendeu, historicamente, para a laicidade, mas não necessariamente precisa ser realizada sem a influência de preceitos religiosos (embora isto seja desejável) para ser considerada pública
4 é verdadeira, sendo uma modalidade "complementar" da educação e que evidencia as diferenças sociais em nosso país.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás