o que é uma cidade justa para Platão e como funcionava a educação para que esta cidade se concretiza-se
Respostas
Platão acreditava que somente aqueles que detinham o conhecimento seriam capazes de governar, sendo assim ele determinou que uma cidade justa era divida em três categorias:
Artesãos : aqueles que cuidariam dos serviços gerais da cidade, mantendo-a limpa e em ordem. Também seriam aqueles que cuidariam do sustento de todos.
Guerreiros: aqueles que cuidariam da segurança da cidade.
Filósofos: aqueles que elaborariam as regras e leis de uma cidade.
Platão dizia que a família deveria deixar de existir. Ao nascer, as crianças deveriam ser retiradas de suas mães, e serem educadas pela cidade. Nenhuma mãe ou pai conheceria seu filho, do mesmo modo que os filhos não saberiam quem são seus pais. Com isso, não existiriam os laços familiares, as pessoas seriam menos egoístas e alheias aos maus hábitos.
Portanto, com as crianças sob custódia do “Estado”, seria preciso um sistema educativo que desenvolvesse as virtudes necessárias para cade classe.
Durante os dez primeiros anos de vida, a educação da criança seria predominantemente na parte física. Após os dezesseis a música ficaria responsável por ensinar ao espírito. Quando atingissem os vinte anos, seria a hora de um teste prático e teórico, que dividiria os homens em suas respectivas classes. Os que não passassem seria designados à terceira classe, a dos artesãos. Os outros alunos receberiam mais dez anos de ensino, até realizarem outro teste, que permitira aqueles que passassem a estudar a Filosofia e se dedicarem ao estudo do mundo das ideias.