(Unicamp-SP) O metabolismo celular é controlado por uma série de reações em que estão envolvidas inúmeras proteínas. Uma mutação gênica pode determinar a alteração ou a ausência de algumas dessas proteínas, levando a mudanças no ciclo de vida da célula.
a) Explique a relação que existe entre gene e proteína.
b) Por que podem ocorrer alterações nas proteínas, quando o gene sofre mutação?
c) Em que situação uma mutação não altera a molécula proteica?
Respostas
A - os genes ou seja muito do nosso material genético contido nos ácidos nucleicos são respondeis por realizar a síntese proteica de acordo com suas codificações pré definidas.
B – por que a proteína será codificada com uma sequencia de aminoácidos diferentes, pois como o gene foi comprometido por uma mutação ele irá sinalizar errado ou exacerbadamente a produção de alguns aminoácidos.
C – quando a mutação não afeta os sítios de códigos dos aminoácidos a serem sintetizados pelos ribossomos.
Resposta:
a) Um gene é um segmento da molécula de DNA que determina, a partir de sua sequência de nucleotídeos, a sequência de aminoácidos de uma proteína.
b) Mutações, ou seja, alterações na sequência de nucleotídeos do DNA, podem ocasionar modificações na sequência dos aminoácidos da proteína que vai ser produzida.
c) Somente nos casos em que o novo códon, originado pela mutação, codifique o mesmo aminoácido que era codificado pelo códon íntegro, sem mutação.