A relação entre fé e razão na Idade Média trouxe profundas reflexões filosóficas. Os teóricos da igreja Católica, especialmente Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, realizaram um grandioso trabalho de pesquisa para compreender as questões da fé sob o crivo da racionalidade. Fundamentados em Platão e Aristóteles ressignificaram e reconduziram os conceitos e ideias da filosofia platônica e aristotélica para entendimento das verdades divinas.
Inseridos neste contexto, julgue as seguintes afirmações, assinalando V para verdadeiro e F para falso:
( ) As verdades que dependem da revelação divina são aquelas que nossa razão finita e imperfeita não só não pode alcançar sozinha como são, sobretudo, aquelas que só podemos aceitar sem compreender. Em outras palavras, as verdades da fé são mistérios.
( ) Para Agostinho, a crença é ao mesmo tempo a essência do ser humano e a fonte dos erros que podem afastá-lo da verdade. Sendo que o conhecimento é a capacidade de concluir verdades imutáveis por meio dos processos mentais. Ao considerar que o homem é sempre sujeito ao erro, e que o homem se guia pelas vontades de Deus, os erros só poderiam provir da crença em Deus. O ser humano tem pensamento autônomo e acesso à verdade eterna, mas dependeria, para isso, de iluminação divina.
( ) Agostinho elaborou sua teoria do conhecimento humano indicando três níveis distintos: o conhecimento sensível (o existir), a sensação (o viver) e a razão ou ciência (o pensar). Segundo ele, há, ainda, um quarto grau: a verdade, mas este grau não está no domínio do homem, pois pertenceria apenas a Deus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos julgamentos:
1. V – F – V.
2. V – V – V.
3. F – V – F.
4. V – F – F.
5. F – V – V.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: V-F-V
Explicação:
Acredito que seja a correta.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás