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Acredita-se que as reflexões aristotélicas sobre a política originam-se da época em que ele era preceptor de Alexandre. Ao mesmo tempo, Aristóteles compôs para Alexandre duas obras de caráter político que se perderam: Os colonos e Sobre a monarquia.
Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis). O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
Segundo o filósofo:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política".
Já a teoria do conhecimento de Aristóteles, fundava-se nos princípios. por ele estabelecidos, para o pensamento lógico. Inicialmente, a partir dos dados sensíveis e das opiniões comuns, pela dialética (definida como aproximadamente o pensamento indutivo), deveriam ser determinadas premissas, a partir das quais, por dedução, o filósofo chegaria às verdades. Assim, Aristóteles, diferentemente de Platão, enfatizava que o conhecimento se apoiava na aceitação da experiência sensível e de outros princípios indemonstráveis.
Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis). O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação.
Segundo o filósofo:
"Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidade política".
Já a teoria do conhecimento de Aristóteles, fundava-se nos princípios. por ele estabelecidos, para o pensamento lógico. Inicialmente, a partir dos dados sensíveis e das opiniões comuns, pela dialética (definida como aproximadamente o pensamento indutivo), deveriam ser determinadas premissas, a partir das quais, por dedução, o filósofo chegaria às verdades. Assim, Aristóteles, diferentemente de Platão, enfatizava que o conhecimento se apoiava na aceitação da experiência sensível e de outros princípios indemonstráveis.
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