Respostas
Muitas pessoas acreditam que a fé e a razão são incompatíveis. Isso acontece porque muitas crenças não são baseadas em boa evidência. Quando essas crenças são confrontadas com a razão, a razão contradiz a fé. Isso acontece muito com superstições.
Por exemplo, uma pessoa pode acreditar que apanhou uma doença porque se esqueceu de oferecer um sacrifício ao seu ídolo. Mas o uso da razão depois mostra que a doença foi resultado de água poluída por uma fábrica. Nesse caso, a fé e a razão se contradizem.
Mas será que a fé e a razão são sempre incompatíveis? A fé na Bíblia não envolve a razão?
A razão é a capacidade de pensar de forma lógica, chegando a conclusões corretas a partir de evidência e métodos de análise. Isso nos ajuda a entender o mundo em que vivemos e a encontrar bases sólidas para aquilo em que acreditamos.
Mas nossa razão não é perfeita. Todos cometemos erros de raciocínio. A evidência pode ser errada ou incompleta, podemos cometer erros de lógica, ignoramos inconsistências que são inconvenientes, nem sempre aplicamos a lógica.
A fé é uma crença em alguma coisa. Fé implica uma decisão de acreditar em alguma coisa. Essa crença pode ser baseada em evidência, argumentos, ensinamentos ou simplesmente conveniência. Fé é confiar que algo é verdade.
Por exemplo, você pode crer que o teto por cima de sua cabeça não vai cair. Essa fé pode ser baseada em um conhecimento profundo de arquitetura ou engenharia civil, ou no fato que o teto nunca ruiu antes ou apenas na conveniência de acreditar nisso, porque não dá jeito ficar sempre preocupado com a ideia que qualquer teto pode cair em qualquer momento.
Apesar de às vezes entrarem em conflito, a fé e a razão muitas vezes trabalham juntas.
Resposta:
sim é verdade por a fé ou a razão é uma informação importante