o que desejava...an! esquecia-se. agora se recordava da viagem que tinha feito pelo sertão, a cair de fome. as pernas dos meninos eram finas como bilros, sinhá vitória tropicava debaixo do baú de trens. na beira do rio haviam comido o papagaio, que não sabia falar. necessidade. fabiano também não sabia falar. às vezes largava nomes arrevesados, por embromação. via perfeitamente que tudo era besteira. não podia arrumar o que tinha no interior. se pudesse... ramos, graciliano. vidas secas. 119.ed. rio de janeiro, 2012. p. no trecho transcrito de “vidas secas”, há aspectos do contexto histórico e social da região nordestina em que vivem os personagens. nesse retrato, é incorreto afirmar:
Respostas
Encontrei o questionamento completo pra você, segue abaixo as afirmativas:
a) Apesar de as personagens da história viverem no sertão nordestino, boa parte da trama se passa em São Paulo, que é o destino da maioria dos retirantes.
b) Focaliza uma família de retirantes que vive numa espécie de mudez introspectiva, em precárias condições físicas e num estado degradante de condição humana.
c) O autor descreve a realidade a partir da visão amarga do sertanejo, associando a psicologia das personagens com as condições naturais e sociais em que estão inseridas.
d) É um “romance desmontável”, tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e seqüências parcialmente truncadas.
e) Algumas das personagens são: Sinhá Vitória, Fabiano, Baleia e o Soldado Amarelo.
Assim, pode-se afirmar que está incorreto o colocado na letra a.
Isso porque Vidas Secas trata de uma obra extremamente voltada para o contexto e povo nordestino, tratando da região nordeste como foco principal, evidenciando a fome, seca, pobreza e mazelas encontradas pelo escritor na região que visitou.
Sendo assim, São Paulo está longe de ser foco ou de ter importância diante do contexto da trama. Sendo essa afirmativa portanto assinalada como incorreta.