“Em meados do século XIX, revoltados, operários europeus quebraram máquinas em uma tentativa de interromper o progresso tecnológico. Em 1995, nos EUA, o sindicato dos gráficos invadiu as oficinas do Washington Post e quebrou impressoras automáticas. Estes protestos indicam que o desenvolvimento tecnológico vem acarretando profundas alterações no mercado de trabalho (cf. DO CARMO, Paulo Sérgio, "Tecnologia e Trabalho: a máquina substituir· o homem?" In: Trabalho em debate. São Paulo: Moderna, 1997). Apresente e discuta duas conseqüências dessas alterações.
Respostas
respondido por:
44
Na idade moderna a partir da revolução industrial, as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo, onde os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial, contribuindo para o avanço em diversos setores, porém, possuindo fatores e marcas negativas, como a luta de classes a partir da desigualdade social.
Assim, a Consolidação das Leis Trabalhistas podem ser evidenciadas a partir do desenvolvimento da revolução industrial, que, aumentou a produtividade no mercado econômico a nível global estimulou os países a realizarem uma empreitada maior, indo na contramão do trabalho menosprezado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás