Respostas
Boa noite!
Os Estados Unidos da América, ou como foi conhecido, a Nova Inglaterra, foi dividida em em treze colônias. No começo, a parte centro-norte dos EUA não estava sendo tão valorizada quanto a centro-sul, pois foi nela em que pessoas com religiões diferentes das impostas pela Inglaterra fugiam para tentarem sobreviver. Porém, com o tempo, essa região desviou instrumentos que iriam para o centro-sul e criaram fábricas, onde compravam melaço nas ilhas próximas, transformavam em rum e vendiam, evoluindo economicamente.
Entre 1756 e 1763 houve um conflito entre Inglaterra e França, destabilizando economicamente a Inglaterra. Após a guerra, a Inglaterra criou leis e impôs sobre os EUA, que eram:
Lei do açúcar: compra de açúcar apenas em ilhas inglesas.
Lei do selo: todo documento necessita de registro oficial inglês.
Leis intoleráveis: conjunto de leis que estabelecia:
a) O fechamento do porto de Boston;
b) Indenização do chá jogado no mar;
c) Alojar soldados ingleses;
d) Um inglês não poderia ser julgado na América do Norte.
Com a revolta do povo americano, eles criaram o congresso de Filadelfia, onde o primeiro foi decidido boicotar produtos ingleses. Já o segundo, decidiram romper de vez a ligação que tinham com a Inglaterra.
Para reforçar, Thomas Jefferson escreveu a declaração de independência: um documento onde estava resumido as ideias iluministas, como todos são cidadãos, ou seja, possuem direitos e deveres iguais.
Inglaterra não aceitou a independência e houve a primeira etapa da luta americana, onde os americanos sozinhos lutaram contra os ingleses, onde perderam. Porém. houve a segunda etapa, onde franceses e espanhóis ajudaram os americanos na luta, onde saíram vitoriosos e se tornaram oficialmente independentes.
Após a guerra, a população americana escolheu um governante e houve a divisão de poderes.
Vale lembrar que a revolução americana foi criada pela burguesia.
Espero ter ajudado! Abraços.