• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

o que o Papa Gregory criou para combater as heresias e que função tinha​

Respostas

respondido por: EvelinJapa
1

Foram considerados heresias todos os movimentos religiosos dentro do Cristianismo que foram condenados pela Igreja Católica por não concordarem com a ortodoxia estabelecida no catolicismo. Os movimentos heréticos existiram desde o estabelecimento do Cristianismo nos primeiros séculos depois de Cristo, entretanto, a partir da Baixa Idade Média, esses movimentos popularizaram-se e vários surgiram por várias partes da Europa, tais como os cátaros, valdenses, beguinos etc.

O crescimento das heresias, principalmente a partir do século XII, foi uma demonstração da insatisfação popular com o acúmulo de poder da Igreja e, além disso, antecipou os movimentos da Reforma Protestante.

Nos primeiros séculos da Igreja, a contestação e a defesa da fé católica ficaram a cargo de alguns nomes da época, como Agostinho de Hipona e Irineu de Lião, que, por meio da pregação e de seus escritos, procuraram combater os movimentos heréticos. A partir dessas primeiras heresias, a Igreja reuniu-se em concílios e determinou a doutrina eclesiástica do catolicismo.

As heresias medievais sofreram forte perseguição da Igreja, principalmente por meio da violência, quando os meios pacíficos falhavam. A Igreja Católica, segundo o Manual dos Inquisidores, escrito por um teólogo catalão do século XIV, definiu heresia como:

Herética é toda proposição que se oponha:

a) a tudo o que esteja expressamente contido nas Escrituras;

b) a tudo o que decorra necessariamente do sentido das Escrituras;

c) ao conteúdo das palavras de Cristo, transmitidas aos apóstolos, que, por sua vez, transmitiram-nas à Igreja;

d) a tudo o que tenha sido objeto de uma definição em algum dos Concílios ecumênicos;

e) a tudo o que a Igreja tenha proposto à fé dos fiéis;

f) a tudo o que tenha sido proclamado, por unanimidade, pelos Padres da Igreja, no que diz respeito à reputação da heresia|1|.

Assim, fica evidente que qualquer doutrina que questionava o poder da Igreja sediada em Roma ou que não estava de acordo com a doutrina estabelecida era condenada como heresia e passava a sofrer perseguições.

Perguntas similares