Respostas
Resposta:Esta situação contribuiu para tornar menos frequente o pagamento dos impostos de todos os colonos dentro dos prazos, desequilibrando a economia portuguesa. Preferindo acreditar que o que causava a falta do ouro, em vez do esgotamento natural, era o contrabando pelos colonos, quanto mais os pagamentos atrasavam, mais a metrópole portuguesa impunha impostos difíceis de cumprir: a partir da década de 1750, cada cidadão deveria pagar 100 arrobas de ouro por ano (1500 kg); os inadimplentes estariam sujeitos à derrama, ou seja, pagar tudo o que estavam devendo de uma vez, sob o risco de terem seus bens confiscados e serem presos na África. Isso gerou revoltas, como a Inconfidência Mineira, em 1789, fruto da ideia de ricos comerciantes de separarem a capitania mineira de Portugal, para não estarem mais sujeitos a essas dívidas.
Tudo isso, e mais o renascimento da agricultura (tabaco, algodão, arroz, açúcar), foi tornando inviável para os brasileiros a extração de ouro e pedras preciosas (principalmente diamantes), pondo um fim ao Ciclo do Ouro.
Explicação:
Resposta:
O centro político econômico da colônia passa a ser a região Sudeste; • Crescimento da população na região mineradora: • 1763 - A capital do Brasil passa a ser o Rio de Janeiro • Forte urbanização e melhor distribuição de renda, • Diversificação e crescimento do mercado interno
Explicação: