Respostas
• Os números racionais são representados em sua maioria como números decimais ou números fracionários. A primeira forma de representá-los é:
0,20 / 0,90 / 0,30 / 1,28
• Outra forma simples é também na forma fracionária
1/5 - 9/10 - 32/25
Vamos lá.
Veja, Gdjs, que a resolução é simples. Vamos tentar fazer tudo passo a passo para um melhor entendimento.
i) Pede-se para informar como se escreve um número racional.
ii) Veja como é simples. O conjunto dos números Racionais (Q) é aquele que é definido assim:
Q = {x | x = a/b, com "a" e "b" inteiros e "b" ≠ 0} <--- Aqui está sendo informado que o conjunto dos números Racionais é o conjunto dos "x" tal que "x" pode ser escrito na forma fracionária de "a/b", com "a" e "b" inteiros e "b" diferente de zero.
iii) Agora note isto e nunca mais esqueça: todo número Natural é também um número Racional, embora nem todo número racional seja natural; e todo número inteiro é também um número Racional, embora nem todo número racional seja inteiro. Vamos dar exemplos:
iii.1) O conjunto dos Números Naturais é este:
N = {0; 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; ..........; +∞} <----- E assim, começando do "0", os números naturais repetem-se de uma em uma unidade e vão até o "MAIS INFINITO". Note que qualquer número natural poderá ser escrito na forma fracionária de "a/b", com "a" e "b" inteiros e "b" diferente de zero. Por exemplo: o número natural "0" bem que poderia ser escrito como "0/1"; como "0/2"; como "0/50", etc, etc, etc. Note que que cada forma escrita acima está na forma fracionária de "a/b", com "a" e "b" inteiros e "b" diferente de zero. Por isso é que afirmamos antes que todo número Natural é também um número Racional, embora nem todo número número Racional possa ser um número natural, pois entre o número "0" e o número "1", por exemplo, há infinitos números racionais escritos na sua forma característica [a/b, com "a" e "b" inteiros e "b" diferente de zero]
iii.2) O conjunto dos Números Inteiros (Z) é este:
Z = {-∞;.........-3; -2; -1; 0; 1; 2; 3; ........+∞} <---- E assim, começando lá no "menos infinito", de uma em uma unidade, vai até o "mais infinito".
Note que qualquer número inteiro poderá ser escrito na forma fracionária de "a/b", com "a" e "b" inteiros e "b" diferente de zero. Por exemplo: o número inteiro "-3" bem que poderia ser escrito como "-3/1", como "-6/2", como "6/-2", etc, etc, etc. Da mesma forma, o número inteiro "3" bem que poderia ser escrito como "3/1", como "6/2", como "12/4", etc, etc, etc., ok? A propósito, note que entre qualquer dois inteiros quaisquer, SEMPRE há infinitos números racionais que podem ser escritos na sua forma fracionária caraceterística, ok?
iii.3) Note que que cada número natural ou inteiro que escrevemos acima está na forma que caracteriza um número racional [que é aquela forma fracionária de "a/b", com "a" e "b" inteiros e "b" diferente de zero].
É isso aí.
Deu pra entender bem?
OK?
Adjemir.