• Matéria: História
  • Autor: maryfsilva03p7uv6c
  • Perguntado 7 anos atrás

resumo com minhas palavras sobre Mesopotâmia​

Respostas

respondido por: adrianacastro26
2

Resposta:O termo Mesopotâmia quer dizer "Terra entre Rios", tal nome se deve à importante presença dos rios Tigre e Eufrates na constituição desta sociedade, marcada pela presença de alguns povos, como os sumérios, os babilônios e os caldeus. Os povos que habitavam a Mesopotâmia possuíam uma religião politeísta, ou seja, marcada pela compreensão mítica das cheias dos rios e do poder civil.

Alguns mitos e práticas, surgidas na Mesopotâmia deixaram um legado na sociedade ocidental, como o horóscopo, que é ma prática até hoje, e surgiu entre os mesopotâmios.

Explicação:

respondido por: Annyza5467
2

Mesopotâmia

A Mesopotâmia foi o berço da civilização ocidental. Nosso alfabeto, nossa religião, nosso direito e nossas artes são o resultado de uma longa evolução que lá começou. Essa rica planície atraiu uma série de povos, que se encontraram e se misturaram, empreenderam guerras e dominaram uns aos outros. Entre estes povos que formaram a chamada civilização mesopotâmica temos: os sumérios, os babilônios, os hititas, os assírios e os caldeus.

Os sumérios

Os sumérios viveram no sul da Mesopotâmia, entre 4000 a.C. e 1900 a.C. Os pântanos da antiga Suméria foram o berço das cidades-Estado do mundo. Suas principais cidades-Estado foram Ur, Uruk e Nipur. Os antigos agricultores sumérios enfrentaram escassez de chuvas. Para obter água, abriam canais de irrigação. Embora a roda de oleiro tivesse sido inventada nos tempos pré-históricos, foram os sumérios que construíram os primeiros veículos de rodas para facilitar o comércio.

Os babilônios

Os babilônios estabeleceram-se ao norte da região dos sumérios, entre 1900 a.C e 1600 a.C. Centralizaram seu império na cidade de Babilônia. Por volta de 1750 a.C., Hamurábi, rei babilônico, conseguiu conquistar toda a Mesopotâmia, fundando um vasto império ao qual impôs a mesma administração e mesmas leis. Suas leis eram baseadas na lei de talião – olho por olho, dente por dente. É o famoso Código de Hamurábi, o primeiro conjunto de leis escritas da História.

Os hititas

Os hititas estabeleceram grande dominação na região da Anatólia, ou Ásia Menor, entre 1600 a.C. e 1200 a.C. A capital, Hatusa, por sua localização no centro da Anatólia, foi de muita utilidade no controle das fronteiras. A importância dessa civilização reside no fato de ter sido ela que nos legou os mais antigos documentos escritos numa língua indoeuropeia até hoje descobertos.

Os assírios

Os assírios habitaram a região ao norte da Babilônia, entre 1200 a.C. e 612 a.C. Constituíram vasto império e estabeleceram sua capital ora em Nínive, ora em Assur. Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encaravam a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade.

Os caldeus

Os caldeus e sua supremacia representam o estágio final da civilização mesopotâmica, entre 612 a.C. e 539 a.C. O rei caldeuNabucodonosor e seus seguidores tentaram reviver a cultura da época de Hamurábi. Este estágio é chamado de Segundo Império Babilônico. Os caldeus foram os mais capazes cientistas da história mesopotâmica, tendo deixado importantes contribuições no campo da astronomia.

Sociedade

A sociedade mesopotâmica era dividida em estamentos. Os estamentos eram camadas sociais, nas quais a posição social dos indivíduos dependia do nascimento. Os sacerdotes, aristocratas, os militares e os comerciantes formavam os estamentos da minoria. A maioria da população era formada pelos artesãos, camponeses e escravos.

Religião

Os mesopotâmicos eram politeístas, ou seja, adoravam várias divindades e acreditavam que elas eram capazes de fazer tanto o bem quanto o mal. A maior parte dos deuses tinham características antropozoomórficas. Isto significa que eram representados em forma humana e animal. Os deuses se diferenciavam dos homens por serem mais fortes, todo-poderosos e imortais. Representavam elementos da natureza, como o vento, a água, o sol, etc. Cada cidade tinha um deus próprio e, quando uma alcançava predomínio político sobre as outras, seu deus também se tornava mais cultuado.

Política e economia

A Mesopotâmia estava dividida em várias cidades-Estado independentes e com governo próprio e autônomo. Cada cidade mesopotâmica pertencia a um deus, representado pelo rei. Ele era auxiliado por ministros, sacerdotes e funcionários. O rei legislava em nome das divindades, assegurava as práticas religiosas, zelava pela defesa de seus domínios, protegia e regulamentava a economia.

Perguntas similares