Transcrição da manchete disponível no site do JN: Criação de empregos com carteira tem pior resultado desde 2009 Na quarta-feira (19/12), no Jornal Nacional, o gráfico atrás da apresentadora Patrícia Poeta mostrava a criação de 1,77 milhão de empregos até agora, em 2012. Considerada a pindaíba econômica do mundo ocidental, qualquer cidadão de outro país olharia com inveja para cá. Mas na Globo não é assim: toda notícia que venha do governo tem que ser “negativada”. Foi o que fizeram. Este foi o texto lido pela apresentadora: “A criação de empregos com carteira assinada, este ano, foi 23% menor do que em 2011. É o pior resultado desde 2009. Mas, isoladamente, os números de novembro mostram um aumento de quase 8% no emprego formal.” Quem estivesse jantando nessa hora sem olhar para a TV não veria o gráfico e faria juízo sobre a informação apenas com o que estivesse ouvindo. Desta vez mudaram a técnica: deram a notícia positiva de forma negativa, e no fim veio o “mas” positivando parcialmente os fatos.
Sobre o artigo acima é correto o que se afirma em:
Há uma linha editorial completamente independente e imparcial no Jornal Nacional.
Em busca de audiência o Jornal Nacional afirma sua liderança com a veiculação de matérias positivas sobre o governo federal.
Verifica-se no exemplo dado uma linha editorial direcionada a destacar o lado negativo de um fato em detrimento do lado positivo.
O Jornal Nacional aponta com cuidado os dados do aumento do desemprego no país visando não gerar uma crise no mundo ocidental.
A jornalista Patrícia Poeta jamais anunciaria uma notícia que pudesse gerar mal estar entre as organizações Globo e o governo federal.
Respostas
respondido por:
47
Verifica-se no exemplo dado uma linha editorial direcionada a destacar o lado negativo de um fato em detrimento do lado positivo.
rogerlook:
Alguem tem a resposta da 13.
Um alinhamento discursivo padronizado coloca em risco a credibilidade de veículos de comunicação tradicionais.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás