• Matéria: Português
  • Autor: narareginarosap6o06p
  • Perguntado 7 anos atrás

2)
Leia atentamente o parágrafo final do romance Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881):

"Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de D. Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e conseguintemente que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei-me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: — Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

(ASSIS, Joaquim Maria Machado de. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1971, p. 639).

Levando em consideração o trecho lido e as características do gênero romance na produção de Machado de Assis, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Memórias Póstumas de Brás Cubas é narrado em primeira-pessoa por um defunto-autor, que inicia a sua história pelo fim da sua vida, trazendo ao leitor uma narrativa fragmentada.

( ) O enredo do romance machadiano, na maioria das vezes, é repleto análises psicológicas, além disso a insanidade e o desajuste mental são temáticas recorrentes.

( ) O fato de não ter tido filhos deixa o narrador e protagonista de Memórias Póstumas de Brás Cubas infeliz e desgostoso com a vida que teve.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
V – V – F

b)
V – V – V

c)
V – F – V

d)
V – F – F

e)
F – V – F

Respostas

respondido por: rutesousasouzap543ex
2

Alternativa - C (V F V)

Livro muito bom

respondido por: Nilamlemes
2

Resposta:

marquei Alternativa C

Explicação:

V - F- V

Perguntas similares