O colonialismo estabeleceu em seu processo de dominação marcas profundas que existem nas relações humanas até os dias atuais. Explique como o processo civilizador da colonização das Américas e depois dos continentes Africano e Asiático, reflete na percepção da cultura global,como as ciências sociais compreende as diferentes formas de inserção da cultura.
Respostas
O processo civilizador da colonização dos Continentes Americano, Africano e Asiático contribuiu para a formação de países multiculturais.
Neste sentido, podemos observar que os países que eram considerados colônias acabaram adquirindo os laços culturais dos países colonizadores.
Exemplo: o Brasil, que era colônia de Portugal (até o final do século XIX) e possui traços culturais das seguintes etnias: indígena (nativa), portuguesa e africana.
Para a Antropologia (ciência social), a Cultura é um elemento comum ao homem, uma vez que este é responsável por fazer a sua própria cultura.
Para as demais ciências sociais, a inserção cultural é algo que ocorre de forma natural na sociedade, muito por conta da indústria cultural (músicas, filmes, séries, novelas, outros).
Espero ter ajudado.