c) Existe alguma enzima envolvida no processo de fecundação que realiza uma atividade especifica após o espermatozoide fecundar o ovócito secundário?
Respostas
O ovócito secundário corresponde ao óvulo ou gameta feminino que poderá ser fecundado pelo espermatozoide, gameta masculino.
Os espermatozoides possuem uma organela chamada de acrossomo (a qual é derivada do complexo golgiense). Essa organela tem o formato de um capuz e fica na extremidade anterior da célula (oposta ao flagelo). Nela são acumuladas diversas enzimas digestivas que têm por função decompor a camada externa do óvulo (zona pelúcida). É pela ação conjunta de milhões de espermatozoides com as enzimas de seus respectivos acrossomos que a zona pelúcida vai se desfazendo e, em algum ponto, o corpo celular de um único espermatozoide (já sem o flagelo) se insere no óvulo possibilitando a fusão dos núcleos masculino e feminino (fecundação). É o que se pode chamar de "trabalho em equipe para um único beneficiário".
Nos mamíferos, as principais enzimas digestivas do acrossomo são: hialuronidase e acrosina. Além disso, na membrana plasmática dos espermatozoides existem proteínas chamadas fertilizinas que se associam à proteínas receptoras presentes na membrana do óvulo; após a entrada do primeiro espermatozoide, as membranas dos 2 gametas se fundem, a permeabilidade da membrana do óvulo é alterada (há uma despolarização elétrica envolvendo o transporte ativo dos íons Na⁺ e K⁺) e isso impede a entrada de outro(s) espermatozoide(s).
Espero ter ajudado.