Após a penetração do espermatozoide no ovócito II e conclusão na meiose II. Em que implica a expulsão do 2º corpúsculo polar (o que o corpúsculo polar vai alterar no ovócito)?
Respostas
Não altera em nada, tirando a necessária redução dos cromossomos pela metade (característica da divisão celular por meiose).
Para cada ovócito primário que se divide, ao final da primeira divisão da meiose se originam 2 células desiguais. Uma delas fica com muito pouco citoplasma e desintegra-se em seguida, na maioria das vezes sem iniciar a segunda divisão da meiose. Esse é o 1º. primeiro corpúsculo polar. A outra célula, maior e rica em vitelo, é o ovócito secundário (ou ovócito II). Tempos depois, ao sofrer, a segunda divisão da meiose, origina o 2º. corpúsculo polar (que também fica com pouco vitelo e se desintegra) e o óvulo (gameta feminino volumoso e cheio de vitelo).
Em casos raros e difíceis de detectar, os corpúsculos polares podem durar o suficiente para também serem fecundados por espermatozoides, assim como o óvulo, originando gêmeos (fraternos, no caso).
Espero ter ajudado.