Todo processo de mudança precisa de três ingredientes. O primeiro é identificar com total clareza e verdade o estado atual, ou seja, onde e como a pessoa se encontra. A segunda etapa é descobrir aonde ela realmente quer chegar, afinal, para quem não sabe aonde quer chegar, o caminho não é importante. E a terceira etapa é a elaboração consistente, precisa e flexível de um plano de ação. Fonte: Vieira (2010, p. 37). Acerca dos estados do projeto de vida, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O principal objetivo do Projeto de Vida é contribuir com a concretização dos sonhos e resultados, ou seja, chegar ao estado desejado. Ao determinarmos um resultado, nos tornamos conscientes da diferença entre o que temos e o que desejamos.
PORQUE
II - Um resultado é aquilo que você deseja, portanto, não é a mesma coisa que uma tarefa. Uma tarefa é o que você precisa fazer para alcançar o resultado ou estado desejado. É importante destacar que o intervalo entre o estado atual e o estado desejado reside o espaço em que deveremos atuar para que os resultados aconteçam, e certamente deveremos acionar diferentes recursos pessoais como: estratégias mentais, linguagem, fisiologia, estados emocionais, crenças e valores.
Respostas
Resposta:
A resposta correta é a Alternativa 2: As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Bom, é importante ressaltar que o Projeto de Vida foi criado, principalmente, para aqueles indivíduos que não conseguem realizar seus desejos e que sempre tem algo os "atrapalhando" e criam uma diversidade de motivos para justificar o porque de não fazerem determinada coisa.
Assim por meio desse projeto a pessoa irá colocar num papel, numa planilha ou derivados, o que ela possui e o que a mesma almeja alcançar. Assim ela terá noção das atitudes que precisa tomar para realizar o objetivo determinado.
Resposta:
As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Conforme gabarito da própria instituição.