O sistema tegumentar apresenta características bem definidas em diferentes grupos de animais. Ao longo do tempo evolutivo, a barreira que separa o meio interno e o meio ambiente tornou-se mais eficiente, principalmente com a evolução dos sistemas respiratório e excretor. Além disso, o sistema tegumentar é fundamental para a manutenção da temperatura corporal dos animais.
Observe estas figuras, em que estão representadas duas amostras de diferentes sistemas tegumentares:
Com base nas informações contidas nessas figuras e em outros conhecimentos sobre o assunto,
a) Cite duas características do sistema tegumentar do sapo que permitem a troca de gases. Justifique sua resposta.
b) Explique a importância da vascularização da pele na regulação da temperatura na espécie humana.
Respostas
A- Os anfíbio eles são basicamente o inverso da pele do ser humano, no caso eles possuem uma pele bem fina e pouco queratinizada isso por quê a pele fina facilita a difusão e a queratina ela serve para impermeabilizar a pele coisa que mataria os anfíbios pois eles respiram pela pela, outra característica é que a pele deles é rica em glândulas que secretam um muco que deixa a pele úmida
B- A rica vascularização ela permite a regulação da temperatura por meio da vasodilatação que é o alargamento do vaso sanguíneo e isso permite uma maior dissipação de calor, enquanto a vasoconstrição é a diminuição da largura do vaso e isso faz com que se preserve calor por conta do aumento da pressão.
Resposta:
a) A respiração cutânea é possível porque o sapo é um anfíbio cuja pele é fina, permeável e úmida. A epiderme é pouco queratinizada e as glândulas mucosas mantêm a superfície tegumentar umedecida.
b) A endotermia humana é mantida por meios fisiológicos, entre os quais a vasodilatação periférica que dissipa o excesso de calor em ambientes quentes. Em ambientes frios, ocorre a vasoconstrição, que ajuda a conservar o calor nas regiões mais internas do corpo humano.