Respostas
A profilaxia refere-se aos cuidados necessários para evitar ou tratar a afecção citada.
No tratamento do terçol, recomenda-se higiene diária nas mãos e a limpeza palpebral, já que pode ser uma infecção bacteriana nas glândulas sebáceas de Zeiss e Mol ou o entupimento nelas. O uso de compressas quentes para aliviar o inchaço, o incômodo e o auxílio na drenagem, também. Caso seja uma infecção bacteriana, é receitado um antibiótico para o tratamento.
Olha, por experiência, esprema esse terçol. Quando menor, tive inúmeros tercóis e eu sempre espremia. Até que começaram a me dizer que não podia porque senão ficava cego, isso é mito. E eu inexperiente deixei o terçol, não mexi na intenção que sarasse sozinho, me ferrei porque aquele simples terçol que só era espremer, virou um CALÁZIO. E calázio só remove com cirurgia. Eu não saberia te explicar o que é exatamente um calázio, mas em poucas palavras, internamente ao redor do terçol cria uma película, ou seja, fica encapsulado. Mas até então eu não sabia que tinha encapsulado, então comecei a tentar espremer, a fazer compressa com água quente mas já era tarde demais e detalhe, cada vez maior o terçol. Fiz a cirurgia e nunca mais tiver terçol, graças a Deus.
Mas é claro, quando for espremer o terçol, higieniza suas mãos. Se for com compressa quente, eu costumava mergulhar a colher na água quente (dependendo da temperatura da água, não dói) e colocava no olho até ele ficar com a “boquinha” e depois eu espremia, mas na maioria das vezes eu espremia com os dedos mesmo.
Espero do fundo do coração ter te ajudado. Buenas.