8.
Alguns aspectos históricos revolucionaram a história da humanidade, principalmente como o homem se relacionava com o mundo em que vivia. Apesar de causar uma revolução sobre a forma de o homem apreciar sua própria imagem, esses acontecimentos provocaram uma ruptura acerca do conhecimento que tinha até então, sobre si mesmo e sobre o mundo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nicolau Copérnico (1473-1543) comprovou, através de cálculos matemáticos, que a Terra não é o centro do universo.
II- A teoria de que a Terra é o centro do universo gerou confronto com a teoria religiosa da Igreja Católica e do Cristianismo, que Deus era o criador de tudo.
III- "A Origem das Espécies", de Charles Darwin (1809-1882), afirma que o ser humano evoluiu a partir dos primatas, contrapondo mais uma vez as ideias defendidas pela Igreja.
IV- As descobertas de Sigmund Freud (1856-1939) refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente. Esta teoria revolucionou a humanidade ao dizer que o ser humano é senhor de sua consciência.
Assinale a alternativa CORRETA:
a)
As sentenças I, II e III estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c)
Somente a sentença II está correta.
d) Somente a sentença I está correta.
Respostas
respondido por:
2
I é parcialmente verdadeira. Copérnico comprovou que a Terra girava em torno do Sol, o que implicava não ser o "centro do universo".
II é falsa. A ideia de que a Terra é o "centro do universo" é uma teoria religiosa, baseada na interpretação da Bíblia, e colabora com a teologia cristã.
III é verdadeira, colocando em dúvida a ideia religiosa de que o homem seria uma obra divina, feito exatamente como é.
IV é falsa. Revolucionou a nossa concepção da mente ao defender a hipótese de que há uma parte de nós que não é consciente.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás