Conforme texto “A Formação da Cultura brasileira”, presente na Coletânea Ética, Cultura e Arte, a cultura do Brasil é uma síntese da influência dos vários povos e etnias. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil.
MELLO, Adriana Pacheco do Amaral; VALIM, Claudineia Cristina; Cristiane de Oliveira Alves; FASCINA, Diego Luiz Miiller; MAROSTI, Márcio Ricardo Dias; LIMA; Marta Ferreira Gomes de. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética, Cultura e Arte. Maringá, 2019, p.6.
Referente às diferentes etnias que formaram a cultura brasileira, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Devido às interferências de várias culturas no Brasil, inexiste uma cultura de maior influência no país.
Alternativa 2:
A cultura indígena ainda é intensamente viva no Brasil devido à miscigenação com outras etnias.
Alternativa 3:
A cultura africana trazida pelos povos escravizados foi de grande contribuição à cultura brasileira.
Alternativa 4:
Apesar da colonização portuguesa, poucas são as influências de Portugal para a cultura do Brasil.
Alternativa 5:
Com a colonização e destruição de muitos índios, a influência indígena no Brasil é rara no folclore e culinária.
Respostas
Resposta:
coloquei a alternativa 3
Explicação:
A cultura do Brasil é uma síntese da influência dos vários povos e etnias. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, MAJORITARIAMENTE, de raiz lusitana.
Por causa desse texto eu coloquei a terceira, porque na alternativa 1 diz que INEXISTE, e no texto diz que a maioria é de raiz lusitana.
A alternativa 3) é a correta.
A cultura africana faz parte do dia a dia do povo brasileiro, como é o caso de cortes de cabelo, religiões, dogmas, ideias os seus costumes e até mesmo praticas de luta, dança, arte, entre varias outros exemplos.
Atualmente, a capoeira pode ser vista como uma expressão cultural que remete a resistência dos negros, mas quando foi trazida para o Brasil, logo no início da escravidão, era uma arte marcial camuflada de dança.
Espero ter ajudado!