“Em geral, sabemos para que serve uma escola, uma universidade, uma galeria artística, um veículo de comunicação, uma empresa de design, um jardim público, uma cafeteria ou uma loja comercial. Mas e quanto aos museus históricos? Será que nós temos essa clareza? Um museu é muito mais do que um lugar onde são guardadas coisas velhas”.
CONSTANTINO, Cristina Herold; MALENTACHI, Débora Azevedo. Coletânea Formação Sociocultural e Ética: Ética e Sociedade. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando o exposto no texto “Museus Históricos: poder, educação e sociedade”, presente na coletânea Ética e Sociedade, analise as assertivas que seguem:
I – Caracterizam-se como museus históricos os que apresentam diversidade de tipologia do acervo. Além disso, essas tipologias devem ter coerência quanto à temática, um exemplo desse tipo de instituição é o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro.
II - Os museus, independente do tipo, são instituições com grau elevado de complexidade e não podem ser concebidos como entidades destinadas apenas ao acúmulo de objetos, de forma desordenada.
III - Os museus históricos devem servir ao desenvolvimento social, pois são instituições que abordam as dimensões: educativa e política. Com isso, estimulam a consciência de comunidades a respeito de seu “direito à memória”.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
II, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III.
Respostas
respondido por:
51
Resposta:
coloquei a alternativa 5
Explicação: está nas páginas do livro ética, cultura e arte, páginas 39 e 40
mscordeirop5jsnr:
e nas páginas 34 e 35 de ética e sociedade
respondido por:
5
As três alternativas estão corretas.
Os museus tem grande contribuição para a produção de conhecimento e cultura de um determinado local, por isso, visitar os patrimônios históricos da nação pode ser uma experiência única da vida de uma criança em formação, influenciando como por exemplo:
No interesse pelo campo de pesquisa;
A necessidade de mudar de fazer parte da mudança positiva na educação Brasileira;
O interesse pelo conhecimento e sua transmissão para o próximo.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás