Respostas
Inicialmente, a expressão "cultura de massa" era utilizada no século XIX para distinguir a educação que era recebida pelo povo daquela que era obtida pelas elites (cultura erudita).
No entanto, com o crescente advento da industrialização e modernização tecnológica, principalmente dos veículos de comunicação, a cultura de massa passou a ter o significado que é conhecido atualmente.
Cultura de massa é o produto da chamada Indústria Cultural, consistindo em todos os tipos de expressões culturais que são produzidos para atingir a maioria da população, com o objetivo essencialmente comercial, ou seja, de gerar produtos para o consumo.
Seguindo a lógica do capitalismo industrial e financeiro, a cultura de massa busca padronizar e homogeneizar os produtos, para que possam ser consumidos pela maioria das pessoas. Assim, tudo o que pertence a cultura de massa deve seguir um padrão pré-definido para o consumo imediato. Músicas, filmes, gêneros de dança, séries de televisão, revistas, desenhos animados, moda, gastronomia e etc. A lista de elementos que a Indústria Cultural se apropria e transforma em cultura de massa é gigantesca.