Respostas
Fator limitante (ou recurso limitante) é a designação dada ao parâmetro ambiental (biótico ou abiótico) que efetivamente controla o crescimento de uma população num determinado biótopo ou ecossistema, limitando o desenvolvimento do organismo e por essa, via o tamanho e a distribuição da população a que o organismo pertence[1][2]. Numa abordagem centrada no indivíduo constituinte da população cujo crescimento esteja a ser considerado, o fator limitante identifica o parâmetro ambiental singular (no sentido de único) que na situação concreta impede o organismo de alcançar plenamente o seu potencial biótico. Note-se que a limitação tanto pode decorrer da escassez como do excesso, pelo que o conceito de fator limitante não pode ser reduzido à mera determinação da disponibilidade, sendo assim muito mais inclusivo que a Lei de Liebig (a qual na realidade é seu corolário)
Lei da Tolerância (= Lei de Shelford):
Para cada espécie, existem amplitudes de tolerância (com limites mínimos e máximos) aos fatores ecológicos, dentro das quais sua existência é possível
Abordagem prática: apenas aspectos funcionais (alimentação, locais de reprodução, área de ação, etc. prioritários para o estudo) são analisados.
Nicho fundamental
conjunto de ótimos fisiológicos
Nicho real ou efetivo
conjunto de ótimos ecológicos (resultante de interações)
Fatores ambientais com ação limitante
· Temperatura
· Radiação (Luz)
· Água
· Gases atmosféricos · Sais biogênicos (nutrientes)
· Espaço físico
· Fogo